BOAS ONDAS DE OUTONO

O outono ta na área com tempo bom, mas infelizmente com a pandemia do coronavírus não estamos atendendo, mas assim que passar esperamos boas ondas no inverno que já está as portas, época de ótimas ondas. Época boa para aprender a surfar, a temperatura da água por aqui é super agradável mesmo no inverno. Aproveite a oportunidade para surfar ou aprender O STAND UP Paddle (remar com remo em cima da prancha). O Litoral norte é privilegiado com muitas praias, rio e lagoas, além é claro; das ondas.
Aproveite e venha desfrutar das melhores ondas da estação. Aulas em grupos ou individuais com pacotes familiares.
A praia do Sapê em Maranduba Ubatuba é uma das melhores opções de ondas para iniciantes e para remadas de Stand up Paddle (SUP). Localização é das melhores, fica entre Caraguá e Ubatuba, ha 23 km do centro Caraguá e 25 Km de Ubatuba. Aproveite, reúna a família e venha fazer aulas com o experiente Professor Luciano Sant'anna, credenciado internacionalmente com mais de 3 décadas na prática no esporte.
O ambiente é totalmente familiar com aulas para todas as idades, desde seu bebê que já tem intimidade com o meio líquido, até o vovô e a vovó poderão experimentar, principalmente os passeios de Standu Up (SUP TOUR) na Ilha do Pontal que fica a 400 metros da praia. As aulas são ministradas com muita atenção, amor e segurança, numa zona de conforto com água na altura da cintura. Pranchas especiais ( soft board's - borracha) para garantir a segurança total do aluno, sempre respeitando o limíte dos alunos. Ensinamos e aperfeiçoamos todos os níveis, desde o iniciantes, intermediário e avançados.













segunda-feira, 6 de junho de 2011

SWELL EM CARAGUATATUBA



Com a previsão de um grande swell de sul com influência de sudeste, não poderia de deixar de prever que entraria também na costa Caraguatatubense, ondas em quase todos os picos da cidade, pincipalmente em Massaguçú que quebrou com uma das melhores condições.



Monitorando este Swell, percebi que todos os gráficos indicavam e confirmavam para domingo o apce da ondulação. Todo mundo comentava que seria uma bomba, com ondas que poderiam chegar a 4 metros.

Confirmando as previsões, as ondas o e sol apareceram para abrilhantar ainda mais o crowd que se formou em diversos Picos no domingo 29 de maio. Tinha combinado com uns garotos que treino de sair bem cedinho de casa. Subimos a primeira serrinha em direção a Ubatuba, na SP 55 ao avistarmos a Praia de Massaguaçú, percebemos que estava “bombando” altas ondas. A pista molhada pelo avanço das ondas na madrugada, deu para imaginar o que o dia de surf ia ser muito bom.



Ao chegar à praia, series de até dois metros quebravam desde a primeira curva até o conto esquerdo, inclusive as lajes do Tamanduá e Tabatinga quebrando com ondas, acima dos 3 metros.



O meio de Massaguaçú, tem um “point”, mais conhecido como Jundú ( devido um hotel construído no meio da praia na década de 80 em cima do Jundú mesmo infelizmente, hoje o hotel nem chama mais Jundú) tinham ondas com series intervaladas e bem definidas com dois metros. Varios surfistas experiêntes do surf local estavam presentes no pico, como: Gilmar Moliterno irmão do big rider Alexandre Moliterno, Anderson Africano, Felipe Gardelin, Adriano do “Môdulo” entre outros, surfando ondas com até dois metros que ficavam ainda maiores com o balanço do beack wash (onda contras que balança a onda que está vindo em direção a praia).



Percebemos que a maré estava enchendo e pelas condições do vento que a cada minuto ficava mais forte de sul, as condições iriam ficar muito difíceis, optamos por procurar um Pico alternativo, por causa dos garotos que na maioria eram inexperientes, e poderiam se dar mau ali. Acabamos indo surfar no canto direito da praia da Mocóca que raramente tem ondas, por lá, encontramos alguns “legends” caraguatatubenses, como: Marcão, Bilão, o shaper Derly e mais uma galera com fome de ondas. Surfamos essa onda rara, que quebra meio em diagonal com a praia formando quase um point breack ao lado de uma costeira, com algumas pedras escondidas no fundo, que proporciona alguns bons tubos na maré vazia.



Ao voltar para o Massaguaçú, a maré estava abaixando e proporcionou um final de tarde especial, ao meio de pequeno crowd de 10 cabeças surfamos ondas com um metrão a um e meio de face. O vento parou e o mar acertou, ficou “clin”, mas o final de tarde caiu rápido e a luz foi embora. Pegamos a estrada de volta ao som de Jack Jhonson, imaginando mais para o dia seguinte. Em casa, ao checar os e-mails me deparei com algumas fotos do fotografo Leandro “Leco” Korocolvas fez nesse dia épico de surf em caraguá.



Por Luciano Sant’anna

Fotos “Leco” Korolcovas :

VEJA AS FOTOS NESSE LINK: http://www.flickr.com/photos/studioleco/sets/72157626712090389/show/




Luciano Sant'anna
Associação de surf de Caraguá-SP
www.ascsurf.com.br
55-0XX-12-3883.9417
55-0XX-12-9743.1018
ID: 936*21773
http://aulasdesurfcomluciano.blogspot.com

SURF PARA TODOS - PREFEITURA 2011



Uma parceria com a associação de surf de Caraguá, e SECER(secretaria municipal de Esportes e recreação de Caraguatatuba) que através da EMEC (escolas municipais de Esportes de Caraguatatuba) desde o dia 2 de maio estão abertas com as inscrições para o projeto SURF PARA TODOS, onde estão sendo ministradas aulas de surf na praia do Indaiá para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais (PDF). Os interessados podem estar procurando a Secretaria da SECER para inscrições e exames médicos no horário comercial ou o Professor Luciano Sant’anna na praia do Indaía no quiosque 29. As aulas acontecem todas as segundas e quartas apatir das 14 hs, terças e quintas apartir das 8:30. Não precisa levar pranchas. As vagas são limitadas.



A iniciativa veio a partir de um projeto itinerante de Verão chamado: SURF E PRAIA PARA TODOS, que aconteceu de janeiro a março em diversas cidades do litoral paulista.

As ações realizadas pela Associação de surf de Caraguá fizeram com que a Federação Paulista de surf trouxesse para Caraguá o evento que aconteceu em Fevereiro, com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, prefeitura (SECER) e associações (ASC) locais com a realização da Revista Alma Surf junto a patrocinadores da iniciativa privada (Skol, Gol, HD) , que além de ministrarem aulas de surf para todos e divulgaram a cultura surf na cidade, projetaram filmes de surf e exposição de obras de arte relacionada ao esporte, foram atendidas mais de 1.500 pessoas de todas as idades, inclusive idosos e deficientes físicos.



“Temos trabalhado para divulgar e fomentar o esporte (surf) na cidade. A secretaria através do secretário Nivaldo Alves e sua equipe entenderam que essa iniciativa vai ajudar a trazer mais qualidade de vida aos moradores de Caraguá e engrandecer o Esporte no município. Além desse projeto a secretaria reiterou o apoio dado ao circuito municipal de surf e aos atletas que vão participar do Paulista de surf amador Hang Loose surf Attack 2011. Com isso estaremos montando uma equipe para treinamentos nas praias da região a fim de prepará-los para o paulista que começa em Julho desse ano .disse Sant’anna.



O surf municipal realmente tem sido reconhecido pelas autoridades locais, na mesma semana que anunciamos o retorno da escola de surf municipal, um projeto de lei de autoria do vereador Crinstian Alves de Godói o “Baduca Filho” foi aprovado por unanimidade na câmara municipal, Projeto esse, que intitula o dia 7 de junho, como dia do surfista na cidade e oficializa o Municipal de surf como evento do calendário Esportivo anual.



Com esse trabalho a A.S.C pretende além de divulgar e fomentar mais o surf, revelar novos talentos, a exemplo de Alexandre Moliterno e Luciano Brulher que chegaram ao profissional com o trabalho feito pela entidade desde 1989 quando foi fundada pelo professor Sergio Burihan, dado continuidade com o professor Luciano Sant’anna que em 1993 iniciou o Projeto “Antes no mar do que na Rua” que contou com o apoio da Fundacc de 1995 há 2004, posteriormente perdendo o apoio a entidade ainda manteve por um tempo com a ajuda dos materiais doado pelo ESPN Brasil, através do programa superAção, mas parou por falta de mais incentivo e estrutura.



O Projeto “Surf para todos” é uma readaptação do antigo projeto “Antes no mar do que na rua” que atingia apenas as crianças e adolescentes, mas agora alcançará a todas as pessoas de todas as idades, mas com mais estrutura, uma vez que a Federação Paulista de surf, revista Alma surf, e patrocinadores doaram 10 pranchas, leashs, lycras, parafinas e revistas para que o projeto possa ter continuidade o ano todo. A Secretaria de esportes também contratou dois profissionais para as aulas de surf e comprou mais 5 pranchas de borracha. Todo esse material foi entregue oficialmente aos alunos do projeto no dia do desafio que aconteceu no dia 25 de maio. O Quiosque sol (29) está cedendo uma sala para a associação guardar todo o material utilizado nas aulas.




Luciano Sant'anna
Associação de surf de Caraguá-SP
www.ascsurf.com.br
55-0XX-12-3883.9417
55-0XX-12-9743.1018
NEXTEL: ID 936*21773
http://aulasdesurfcomluciano.blogspot.com