BOAS ONDAS DE OUTONO

O outono ta na área com tempo bom, mas infelizmente com a pandemia do coronavírus não estamos atendendo, mas assim que passar esperamos boas ondas no inverno que já está as portas, época de ótimas ondas. Época boa para aprender a surfar, a temperatura da água por aqui é super agradável mesmo no inverno. Aproveite a oportunidade para surfar ou aprender O STAND UP Paddle (remar com remo em cima da prancha). O Litoral norte é privilegiado com muitas praias, rio e lagoas, além é claro; das ondas.
Aproveite e venha desfrutar das melhores ondas da estação. Aulas em grupos ou individuais com pacotes familiares.
A praia do Sapê em Maranduba Ubatuba é uma das melhores opções de ondas para iniciantes e para remadas de Stand up Paddle (SUP). Localização é das melhores, fica entre Caraguá e Ubatuba, ha 23 km do centro Caraguá e 25 Km de Ubatuba. Aproveite, reúna a família e venha fazer aulas com o experiente Professor Luciano Sant'anna, credenciado internacionalmente com mais de 3 décadas na prática no esporte.
O ambiente é totalmente familiar com aulas para todas as idades, desde seu bebê que já tem intimidade com o meio líquido, até o vovô e a vovó poderão experimentar, principalmente os passeios de Standu Up (SUP TOUR) na Ilha do Pontal que fica a 400 metros da praia. As aulas são ministradas com muita atenção, amor e segurança, numa zona de conforto com água na altura da cintura. Pranchas especiais ( soft board's - borracha) para garantir a segurança total do aluno, sempre respeitando o limíte dos alunos. Ensinamos e aperfeiçoamos todos os níveis, desde o iniciantes, intermediário e avançados.













quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NORTH PEAK DE SURF - VÁLIDO PELO MUNICIPAL EM CARAGUÁ.


ARI GANDOLA DOMA MASSAGUAÇÚ DURANTE NORTH PEAK DE SURF


Ao contrário de domingo 10/10 que rolou boas ondas, tempo bom e excelente público, essa segunda-feira, segundo dia de competição do North peak de surf em Caraguatatuba, amanheceu fria com vento sul e ondas muito perto da areia fazendo com que a organização do evento adiasse as finais de quatro categorias para a próxima etapa. Mesmo assim o experiente Ari Gandola domou as ondas de Massaguaçú em condições difíceis extremamente perigosas. Ari venceu a categoria máster, a única finalizada no último dia de prova, devido às condições em que as ondas se apresentaram. Gandola achou uma direita que formou uma junção com condições de bater forte e voltar na manobra o que proporcionou uma média 5.60 e uma outra onda que lhe valeu um 2,10.

“Realmente as condições estão difíceis, de fora parece que dá pra surfar essas ondas, mas quando você entra lá as series demoram, e quando entram se você não tiver bem posicionado você acaba perdendo ou nem entrando por causa do “backwash” (onda de retorno). Tive sorte de achar aquela direitinha e a junção proporcionar condições de bater e voltar”, disse o shaper Ari Gandola. Que devida a experiência em surfar ali venceu os outros oponentes, “Tico de Guaecá”, segundo, Marcelo “Taínha” terceiro, Lucio Moreira quarto e Luiz Alexandre quinto. Massaguaçú apresentou boas ondas no primeiro dia de competições, e nessa segunda-feira a esperança era que as condições melhorassem, mas infelizmente, devido ao vento sul que soprou forte durante a noite e no início da manhã, as ondas continuaram com bom tamanho (cerca de um metro a um e meio), mas com maré cheia elas fechavam muito, quebrando sobre uma bancada muito rasa, oferecendo grande risco a integridade física dos atletas.

Mesmo assim a organização deu início as baterias das semi-finais da mirim e junior. Na Mirim, os destaques foram os sebastianenses: Felipe Oliveira e Renan Argemiro que passaram suas baterias em primeiro lugar. Na Junior, os sebastianenses dominaram novamente com João Tavares e Renan Argemiro que se atiraram no “insano” quebra coco de Massaguaçú. Após as baterias das semis Mirim e Junior, a organização interrompeu a competição, para analisar as difíceis e perigosas condições do pico. Para se ter uma idéia, na primeira semi da mirim, o atleta Yure Aguiar de Ubatuba, no desespero de colocar uma nota na sua somatória dropou uma esquerda e acabou despencando do lip da onda caindo numa bancada muito rasa deixando todos na praia apreensivos, quanto a sua integridade física (graças a Deus nada aconteceu de grave). Na segunda semi da Junior, o atleta Kadú Medeiros de Ubatuba, partiu sua prancha ao meio depois de uma rasgada numa parede totalmente oca e sem base. Com algumas séries perdidas quebrando um pouco mais para fora, a organização decidiu voltar com a bateria final da máster uma vez que os atletas são mais experientes.

A Organização mais uma vez analizou as condições após a bateria máster, se daria continuidade as demais baterias finais, mas como os masters também tiveram muitas dificuldades, a organização, comissão técnica, atletas, pais e técnico fizeram uma reunião e chegaram ao bom senso de adiar as finais da etapa para a 3ª e última etapa que acontece a partir de 1º de novembro com local a definir. Massaguaçú é uma praia de tombo com semelhanças a Boissucanga (costa sul de São Sebastião). Em alguns dias, como no domingo, as ondas quebram mais ao outiside (fundo) proporcionando dias épicos na praia toda, mas infelizmente o vento sul entrou segurando a maré muito alta e deixando a onda quebrar muito no “coco” (beira) com “caixotes” (ondas que fecham rápidas) insanos e condições perigosas.

“Por isso que nós surfistas queremos um fundo artificial para que essa onda quebre mais ao fundo todos os dias e não só em dias ocasionais como foi nesse campeonato. Mas como tudo na vida tem que ser vivido e assimilado com a experiência, esse campeonato serviu para mostrar que o surf tem potencial nessa praia e pode em muito colaborar para incrementar o turismo e o esporte na cidade. Gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores, colaboradores, atletas que vieram de fora para participar e, em especial, a prefeitura municipal que através da secretaria de esportes e recreação estão nos dando apoio e acreditando no nosso evento”. Disse Luciano Sant’anna presidente da ASC responsável pela organização do municipal de surf.

Outro fato inédito nesse evento foi o “drop” inicial para a fundação da liga litoral norte e do vale do Paraíbana de surf. Com a proposta de fomentar mais e mais o surf no litoral norte e vale, a liga terá o objetivo maior de organizar e promover eventos esportivos e culturais, além de eleger o primeiro campeão regional de surf, fato inédito na região, integrar os circuitos municipais organizados pelas associações de surf do litoral norte e vale do Paraíba. Representantes de três associações: ASC (assciação de surf de Caraguá, ASSS (associação de surf de São Sebastião) e Guasc (associação de surf de Guaecá) estavam presente discutindo as idéias e estarão fazendo um convite para as demais associações para fazerem parte: A AUS (associação Ubatuba de Surf) a ASM (associação de surf de Maresias) ASCAM (associação de surf de Camburí) e a ASSV (associação de surf e skat do vale do paraíba).

A idéia a princípio não é distribuir cargos e organizar eventos, mas é integrar os atletas aos demais circuitos já organizados pela associações afim de formar um campeão regional de surf, integrar e formar intercâmbio entre as associações e atletas da região. “O importante é agir e legalizar essa união das associações como entidade, necessariamente a entidade não precisa chamar-se LIGA LITORAL NORTE DE SURF. Poderá haver sugestões, pode-se chamar UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE SUF DO LITORAL NORTE E VALE DO PARAÍBA por exemplo”: disse Luciano Sant’anna representante da ASC e organizador do NORTH PEAK DE SURF. “Temos uma proposta de colaborar com os atletas na parte de inter-câmbio e treinamento. Já estamos com um projeto tendo início em Itamambuca em parceria com o um surfista profissional local. Disse Medeiros de Ubatuba, que se propôs levar a idéia para os dirigentes da AUS (associação Ubatuba de surf).

“A idéia também não é tomar lugar de qualquer outra entidade e sim integrar e criar parcerias com as entidades e com a federação Paulista que já supervisiona as associações municipais. O grande lance é melhorar o inter-câmbio técnico, profissional e cultural entre atletas e entidades”. Disse Frank Constâncio da Guasc (Associação de surf de Guaecá). O North Peak de surf deu um “drop” inicial para que essa união acontecesse, pois o único circuito do litoral norte que integra juízes, associações e atletas tudo em conjunto.

O circuito NORTH PEAK válido pelo Municipal de surf em Caraguá, tem o patrocínio da North Peak surf wear. Co-patrocínio das lojas: Agua do Mar surf shop, Company surf shop, Windbeach, Bananinha Paraibuna e pranchas Tom Pool. Apoio das lojas Mar Azul surf shop, Cavalo Marinho, Areia da Praia, Esport Life, Espaço fitnees, Kashiura Papelaria, El Som e Baduca Filho. Colaboração da Associação dos Quiosques de Caraguatatuba através dos quiosques Canto Bravo na Martin de Sá, Malibú e Mar Ativo em Massaguaçú, Atletas de Cristo, Bola de neve church, Neno Pizzaria e Restaurante, X3MGS by leco. Divulgação da Caraguá FM transmissão da internet da Niponet e Tec Power. Realização da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba através da Secretaria de Esportes e Recreação. Organização da Associação de surf de Caraguá com supervisão da Federação Paulista de surf. Agradecimentos especiais a Polícia Militar através do corpo de Bombeiro através do 17º grupamento de bombeiros do Salva mar Paulista pelo apoio durante as etapas.

RESULTADOS DA LONGBOARD E MASTER

LONGBOARD
1º Eglin Santos (Camburi São Sebastião)
2º Maicon Cafú (Camburi Saão Sebastião)
3º Fernando Santos “Tom Pool” (Caraguá)
4º Leco Korolkovas (Caraguá)

MASTER
1º Ari “Gandola” (Caraguá)
2º Tico “Guaecá”(São Sebastião)
3º Marcelo “Tainha” (Caraguá)
4º Luciao Moreira (Caraguá)

Ranking após a segunda etapa
Longboard
1º Maico Cafú - 1800 pts
2º Fernando Santos - 1466 pts
3º Leco Korolkovas - 1458 pts
4º Eglin Santos e Adriano Santos - 1000 pts

Master
1º Tico Guaecá - 1800 pts
2º Ari gandola - 1729
3º Luiz Alexandre - 1656 pts
4º Lucio Moreira - 1539 pts


Imprensa ASC
fotos divulgação créditos para: X3MGS
Luciano Sant'anna
Associação de surf de Caraguá-SP
www.ascsurf.com.br
55-0XX-12-3883.9417
55-0XX-12-9743.1018
http://aulasdesurfcomluciano.blogspot.com